A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite segue até sexta-feira, 14 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Os números na cidade estão baixos e importante que as crianças até 05 anos de idade vacinem.

Até o momento, das 4.194 doses a aplicar, apenas 927 se imunizaram. Isso corresponde a apenas 22,10% do público alvo. “A cobertura está muito abaixo do esperado. Nossa meta é vacinar pelo menos 95% do público”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

 A paralisia infantil foi eliminada no Brasil por causa da vacinação, mas isso não significa que o perigo não existe mais. Enquanto a doença existir em outras partes do mundo, ela pode voltar. Por isso, é preciso vacinar para garantir que não volte.

A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

POLIO

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores.

Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A doença permanece endêmica em dois países: Afeganistão e Paquistão, com registro de 05 casos em 2021. Nenhum caso confirmado nas Américas. Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990.

Importante: Poliomielite e paralisia infantil são a mesma coisa. A vacinação é a única forma de prevenção da doença. A cobertura vacinal da poliomielite vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016. Vacinem as crianças, para que elas não sofram com as sequelas de doenças que podem ser evitadas.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba