A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que conforme Ofício do Ministério da Saúde, houve uma prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Gripe, até que finalize o estoque do imunizante.

A prorrogação é destinada principalmente para os grupos prioritários: crianças (06 meses até 05 anos), gestantes, puérperas e pessoas com 60 anos ou mais. Até o momento, o município vacinou 56,51% deste público, sendo que a meta é pelo menos 90%.

O Programa Nacional de Imunizações permanece alertando sobre a importância e o benefício da vacinação do público-alvo da campanha, para evitar a influenza com seus possíveis agravamentos.

“É muito importante que a população de modo geral procure as unidades de saúde para se vacinarem, considerando a aproximação do inverno e o aumento das doenças respiratórias, evitando adoecimento, complicações e sobrecarga dos serviços de saúde por doenças imunopreviníveis”, destacou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

O QUE DIZ O OFÍCIO

Ofício Circular Nº 169/2024/SVSA/MS

Considerando a tendência de aumento observada nas últimas Semanas Epidemiológicas (SE) entre os casos de Síndrome Gripal (SG) da Vigilância sentinela e de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizado por vírus respiratórios dado o período sazonal, o Ministério da Saúde (MS), por meio deste Ofício, vem alertar sobre a importância da vacinação dos grupos prioritários contra a influenza, a fim de reduzir a transmissão da doença, complicações e óbitos.  

 No entanto, como a vacinação foi ampliada para toda a população a partir de 6 meses de idade não vacinada, conforme OFÍCIO Nº 1008/2024/SVSA/MS, recomenda-se que as Unidades Federadas (UFs) continuem vacinando enquanto durarem os estoques da vacina influenza nos serviços de saúde.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba