UBS da Área 2 abre a Campanha do Outubro Rosa em Telêmaco Borba

As ações do Outubro Rosa promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde têm início oficialmente nesta quinta-feira (5) na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque Limeira Área 2, com a realização de exames preventivos para o câncer do colo uterino e solicitações de mamografias.

O  Outubro Rosa é dedicado especialmente a Saúde da Mulher. O lema é “Todos juntos na prevenção do câncer de mama e de colo de útero”.

As 16 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas em horário especial, após as 18 horas, em datas pré-estabelecidas conforme o cronograma abaixo. Esse horário diferenciado será para atender as mulheres que normalmente trabalham e assim poderão fazer o seu exame.

“O diagnóstico precoce auxilia sensivelmente no tratamento e amplia consideravelmente a chance de cura e a qualidade de vida da mulher”, afirma Verônica Blaszcyki, coordenadora do Centro Mãe Paranaense.

A coordenadora reforça que é importante fazer o autoexame das mamas, que deve ser realizado mensalmente, uma semana após o período menstrual, realização anual da mamografia após os 49 anos ou caso tenha algum sinal clínico como mama avermelhada ou o surgimento de nódulo poderá ser feita independentemente da idade, porém necessitará de uma avaliação médica.

 E do preventivo do câncer de colo de útero, já pode ser realizado após a primeira relação sexual, podendo ser feito anualmente. Alguns cuidados são importantes como não estar menstruada, e no dia anterior ao exame não ter relação sexual e nem utilizar duchas vaginais.

 CLÍNICA DA MULHER

 21/10 (sábado) das 8h às 17 horas - Realização de exames.

 28/10 (sábado) das 8h às 17 horas - Realização de exames e Palestra com doutora Annelise Galdino Luciano (ginecologista), pela manhã, a partir das 9 horas.

 CRONOGRAMA DE REALIZAÇÃO DE EXAMES NAS UBSs PARA O OUTUBRO ROSA

ALTO DAS OLIVEIRAS

26/10

ÁREA 2

05/10

ÁREA6

27/10

BELA VISTA

10/10

BNH

06/10

J. BANDEIRANTES

17/10

CAIC

19/10

CEM CASAS

28/10

CENTRO

07/10

JARDIM ALEGRE

31/10

MARINHA

21/10

SANTA RITA

16/10

SOCOMIM

26/10

TRIANGULO

21/10

VILA ESPERANÇA

09/10

VILA IZABEL

25/10

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba