O médico Rodolfo Martins Kravutschke, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) do BNH, participou em maio, da capacitação de médicos para inserção de DIU, promovida pela Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa e dirigida a profissionais da 3ª e 21ª Regionais de Saúde.

A coordenação da Atenção Primária em Saúde (APS) organizou um cronograma de multiplicação da capacitação de inserção de DIU para os demais médicos das (UBS), onde o médico Rodolfo tem multiplicado o conhecimento e experiência adquirida aos colegas médicos. As multiplicações acontecem na UBS do BNH. A primeira no dia 17 de junho, com o médico da UBS do Jardim Alegre, e no dia 24 foi a vez do médico da UBS da Vila Esperança, e seguirão com os médicos das demais unidades.

A inserção de DIU, antes então centralizada na Clínica da mulher, passa a ser um método que será disponibilizado de maneira progressiva nas unidades de saúde, onde os médicos já estejam habilitados ampliando e favorecendo o acesso a este método de planejamento familiar.

A iniciativa visa ampliar a perspectiva do número de profissionais a serem capacitados e também ampliar o acesso ao aconselhamento sobre todos os métodos, contribuindo para a efetivação dos direitos reprodutivos das pessoas.

IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA

A Atenção Primária à Saúde tem como papel oferecer acesso a diversos métodos de contracepção, assim como informações e orientações, respeitando a autonomia e a individualidade das pessoas.

A APS tem papel fundamental no planejamento reprodutivo e familiar, já que é o nível de atenção mais próximo da população, onde se deve realizar a maior parte das ações de prevenção, promoção e cuidado em saúde, visando a redução das desigualdades.

MÉTODO DE CONTRACEPÇÃO REVERSÍVEL E DE LONGA DURAÇÃO

O DIU é seguro, eficaz, tem duração de 10 anos. As mudanças na oferta do dispositivo intrauterino também visam que o planejamento reprodutivo seja adequado às necessidades das pessoas em seus diferentes momentos de vida e que haja redução das gestações não planejadas, dos abortos inseguros e da morbimortalidade materna e infantil.

O dispositivo intrauterino - DIU é considerado internacionalmente um método contraceptivo moderno, eficaz, não hormonal, reversível e de longa duração. O mecanismo de ação do DIU de cobre se dá por meio de mudanças bioquímicas e morfológicas no endométrio à medida que os íons são liberados na cavidade uterina, levando a uma ação inflamatória e efeito espermicida.

Sua oferta, indicação, inserção e retirada devem ser realizadas por profissionais de saúde capacitados para tal, após avaliação clínica da pessoa, com informações claras sobre os benefícios e possíveis riscos associados ao uso deste método contraceptivo.

A descentralização e ampliação do acesso a este método fortalece a garantia dos direitos sexuais e reprodutivos, tal como a Declaração de Pequim que, no artigo 223, descreve: "[...] os direitos reprodutivos dependem dos direitos básicos de todos os casais e indivíduos a decidir livre e responsavelmente o número, a frequência e o momento para terem seus filhos e de possuir as informações e os meios para isso, bem como do direito a alcançar o mais elevado nível de saúde sexual e reprodutiva. Isso também inclui o seu direito de adotar decisões relativas à reprodução livres de discriminação, coerção e violência, conforme expresso nos documentos de direitos humanos".

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

PNAB

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba

Checklist Dengue