A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou na sexta-feira (19), na sala de reuniões da Vigilância Sanitária, uma reunião para tratar da 25ª Campanha Nacional de Vacina contra a Influenza.

A reunião envolveu, além de servidores da Saúde, representantes da sociedade civil e organizada. Entre os temas tratados, está a baixa adesão à vacina e ações para esta semana, já que a campanha de vacinação contra a gripe encerra no dia 31 de maio.

Atualmente, o grupo prioritário que engloba pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores na área da saúde, professores, entre outros, soma apenas 12.500 doses aplicadas, das 30.446 que deveriam ser aplicadas, ou seja, 42,74% do público a ser vacinado.

De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Marlise Marcondes, a cobertura vacinal vem sendo monitorada diariamente pela SMS. “Isso nos preocupa, já que o objetivo da campanha é imunizar especialmente os grupos prioritários antes do inverno, evitando complicações, hospitalizações e óbitos por gripe, e ainda o público geral diminuindo atendimentos por gripe, absenteísmos e transmissão”, afirmou.

Marlise informa que o objetivo é vacinar pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para vacinação contra influenza: crianças, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

Os representantes das seguintes entidades participaram ou fizeram adesão ao convite enviado pela Saúde: Secretaria Municipal de Assistência Social, Hospital Regional de TB, Secretaria Municipal de Educação, UNIFATEB, Hospital Moura, Núcleo Regional de Educação, Instituto Dr. Feitosa, Paróquia São Pedro e Sâo Paulo, Klabin S/A, Câmara, Secretaria Municipal de Administração e Conselho de Pastores.

CORUJÃO DA VACINA

Entre as ações para melhorar os índices de vacinação está o “Corujão da Vacina contra a Gripe”. Além do funcionamento normal das Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 08 às 17 horas, as UBS ficarão abertas até às 20 horas de acordo com o cronograma abaixo, para vacinação contra influenza para público 18 anos ou mais, com maior atenção aos grupos prioritários.

CONFIRA O DIA E QUAIS UBS FICARÃO ABERTAS ATÉ ÀS 20 HORAS:

Terça-feira (23/05): Alto das Oliveiras, Vila Esperança, CAIC, Centro, Área 02.

Quarta-feira (24/05): BNH, Vila Esperança, CAIC, Cem Casas, Marinha, Área 02.

Quinta-feira (25/05): Vila Esperança, São Silvestre, CAIC, Área 02.

Sexta-feira (26/05): CAIC, Área 06.