As atividades de mutirão de limpeza nos bairros Jardim Bandeirantes 1 e 2, realizada no dia 26 de março, tem um saldo de cerca de oito caminhões de lixo e entulhos. O trabalho foi realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), em ação conjunta no trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na prevenção da dengue, zika e chikungunya.

O bairro foi escolhido baseado no resultado do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa). Seguindo nos bairros que apresentam maior risco de epidemia, o mutirão de limpeza inicia nesta quarta-feira (29) nos bairros São João, Vila Izabel e São Silvestre.

A ação de coleta de resíduos fortalece a eliminação de focos de água parada. O chefe de Divisão de Serviços Públicos, Maurício Diógenes, reforça a importância da comunidade em não jogar resíduos nas ruas e nos espaços públicos.

A Secretaria Municipal de Saúde pede a todos os moradores que façam a inspeção semanal em suas residências, eliminando qualquer foco de água parada. “Todos somos responsáveis pela prevenção e combate ao Aedes. Faça a sua parte”, destacou a chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves.

A SMS reforça também que as ações acontecem próximo ao mês de abril, quando historicamente temos uma piora do quadro epidemiológico da dengue no munícipio, especialmente após o período de chuvas.

VISITAS

A chefe da Seção de Vigilância Sanitária ressaltou que concomitantemente com o mutirão de limpeza, os agentes de saúde realizaram visitas nos domicílios. De acordo com Kátia, 104 agentes trabalharam na ação e foram realizadas 2.428 visitas somente no dia 26.