A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a partir de quinta-feira (23), as gestantes e puérperas (que tiveram até 45 dias) de qualquer idade também deverão receber a dose da vacina bivalente, contra a Covid-19.

A vacinação ocorrerá nas terças e quintas-feiras, das 09 às 16 horas, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Para tomar a dose bivalente é necessário que a mulher grávida ou puérpera tenha tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses.

A SMS informa também que continua a aplicar a vacina bivalente em pessoas com 60 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais. A Saúde avisa que para vacinar acamados, é preciso que a família avise a UBS, para que haja programação da imunização em domicilio.

A aplicação das doses de reforço monovalentes continuam disponíveis terças e quintas-feiras para os demais públicos.

Para tomar a dose bivalente é preciso que pelo menos a pessoa tenha tomado as duas primeiras doses da vacina contra a Covid-19. Também é preciso respeita o período de quatro meses da última dose.

A SMS reforça que para vacinar as pessoas precisam levar documento pessoal e também a Carteira de Vacinação. Os imunocomprometidos devem levar laudos ou declaração médica. Auto declarações não serão aceitas. Reforça também que para tomar a vacina não é necessário prescrição médica.

BIVALENTE

As bivalentes recebem esse nome porque, diferentemente das monovalentes, que só tinham a cepa original do vírus, elas foram atualizadas para proteger também contra a variante ômicron, que predomina atualmente no mundo.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba