"O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março e apresenta como objetivo colocar em discussão assuntos importantes relacionados com esse recurso natural. Como sabemos, a vida no planeta só é possível graças à presença de água, desse modo, cuidar das fontes de água é fundamental para a nossa sobrevivência ", afirmou a chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Kátia Cristiane de Almeida Alves.

A Vigilância em Saúde Municipal através do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) realiza quinzenalmente coletas de água em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) para garantir à população de Telêmaco Borba o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade, estabelecido na legislação vigente.

AÇÕES DO PROGRAMA:

- Cadastra e inspeciona sistemas e soluções alternativas de abastecimento para avaliar riscos inerentes aos processos de captação, tratamento e distribuição da água;

- Avalia relatórios de controle da qualidade da água produzidos pelos sistemas e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água;

- Monitora sistematicamente a qualidade da água para consumo humano por meio da coleta de amostras e análises laboratoriais para fins de vigilância;

- Distribuição do Hipoclorito de Sódio 2,5

“Atenção ao uso de fontes alternativas “não seguras” (poços rasos, minas e bicas) e de reservatórios improvisados para armazenamento de água podem propiciar riscos à saúde. O consumo de água não potável pode ocasionar doenças como: cólera, doenças diarreicas, febre tifoide, hepatite, dentre outras. Além disso, o acúmulo de água em reservatórios sem vedação adequada pode contribuir para a proliferação do mosquito transmissor da dengue/Chikungunya/Zika”, explicou o engenheiro sanitarista da Vigilância Sanitária Municipal, Juliano dos Santos.

INFORMAÇÕES

Para mais informações ou dúvidas é possível entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal pelos telefones 3273-1022 e 3904-1483 ou pelo e-mail: visa@pmtb.pr.gov.br .