A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado do 2º Levantamento de índice do município e Telêmaco Borba, realizado entre os dias 13 a 16 de amrço. O município mantém o índice de médio risco de epidemia, porém observa no estrato 1, composto pelas localidades Jardim Bandeirantes, Área 6, Vila Izabel e Área 2, o índice 5,1 classificado como alto risco para a epidemia para dengue, zika e chikungunya.

CUIDADOS

O clima chuvoso associado ao calor, aumenta o risco de manter depósitos com água parada. Orientamos a população sobre redobrar os cuidados em seus imóveis e no seu ambiente de trabalho para evitar o surgimento de uma epidemia.

Quanto maior o percentual de infestação, maior a probabilidade de transmissão das doenças causadas pelo mosquito Aedes.

É preciso que todos colaborem, realizando a inspeção de suas residências e do seu ambiente de trabalho, observando vasos de plantas com pratos, bebedouros de animais, lixo acumulado nos quintais como plásticos e potes, garrafas e latas, além de pneus, calhas, lajes e toldos.

A Secretaria Municipal de Saúde mantém ações de combate ao Aedes no município com visitas domiciliares diárias para orientar a população na eliminação de criadouros, bloqueio vetorial para todos os casos notificados e controle vetorial em pontos estratégicos.

ÍNDICES

ÍNDICE GERAL DO MUNICÍPIO: 3,2 – médio risco de epidemia