A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) faz um alerta para as pessoas que viajaram recentemente para o Paraguai e região da fronteira. Segundo documento enviado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA), o país vizinho tem números preocupantes de casos de febre Chikungunya.

“Desde o início de 2023 foram confirmados 5625 casos da doença, contra apenas 37 de dengue. Houve registro de 05 óbitos. Os casos se concentram, principalmente, na região central do País”, afirma o documento. A proximidade do Paraná com o Paraguai e o compartilhamento do clima e condições ambientais entre os territórios podem prenunciar a ocorrência de casos ou surtos no estado.

Os principais sintomas da doença são febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas, dores pelo corpo, erupções avermelhadas na pele, dor de cabeça, náuseas e vômitos, dor retro ocular, dor de garganta, calafrios, diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças).

A Chikungunya pode deixar os indivíduos incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas. Portanto, caso a pessoa que tenha viajado para o Paraguai ou região de fronteira apresente os sintomas, deve procurar atendimento médico o mais breve possível.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba