A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, alerta para o médio risco de epidemia de dengue em Telêmaco Borba. Esses dados foram obtidos através do Levantamento de Índice de Mosquito Aedes (LIRA).

Segundo os dados da Semana Epidemiológica, de 31 de janeiro a 04 de fevereiro, existem 198 notificações, cinco casos confirmados e mais 15 notificações. Desse número, 81% dos focos de dengue foram encontrados dentro de residências.

A SMS alerta para os cuidados contra a dengue:

  1. ATENTE-SE AOS VASOS DE PLANTAS

Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.

  1. LIVRE-SE DE OBJETOS QUE ACUMULAM ÁGUA

Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.

  1. ARMAZENE GARRAFAS DA FORMA CORRETA

Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.

  1. EVITE A CONTAMINAÇÃO DE CALHAS E CAIXAS-D’ÁGUA

As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.

  1. HIGIENIZE RECIPIENTES QUE ARMAZENAM ÁGUA

Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.

  1. TENHA CUIDADO COM O LIXO

Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.

  1. UTILIZE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

DENGUE PODE MATAR: AO TER SINTOMAS, PROCURE UM MÉDICO

Os primeiros sintomas de dengue são pouco específicos e incluem febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e nos músculos, o que torna difícil diferenciar essas doenças entre si e em relação a outros males.

 

Por isso, além de saber como identificar o mosquito Aedes aegypti e adotar as medidas de prevenção, é preciso estar atento aos sintomas e procurar atendimento médico de emergência ou com o clínico geral, para obter o tratamento mais adequado.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba