A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde, alerta aos munícipes a importância da contínua prevenção contra a dengue e apresenta o perfil dos casos do ano epidemiológico que teve início em 31 de julho de 2022.

Na quinta-feira (02), foi divulgado o boletim epidemiológico atualizado, sendo que até o momento foram confirmados no município cinco casos de dengue. Tratam-se de quatro casos autóctones e um caso de janeiro de 2023, que foi classificado como importado.

 A SMS reforça no Lira (Levantamento Rápido de Índice), já divulgado, o município encontra-se em médio risco para epidemia de dengue. E que os dados mostram que o maior índice de focos (larvas encontradas em água parada), foram encontrados nas residências. Isso aponta a importância de cada cidadão a inspeção preventiva em seu imóvel.

“Tire um dia da semana ao menos, para inspecionar a sua casa. Não deixe água parada. Procure atendimento médico mediante sinais e sintomas, como febre, dor de cabeça, manchas vermelhas pelo corpo, dor na região dos olhos, náuseas, prurido. Não faça automedicação”, alerta, a SMS.

 A vigilância epidemiológica também reforça a importância da coleta de exames para definição de caso. O exame padrão para os casos leves e moderados é a sorologia para dengue, que é realizado através do laboratório Lacen e tem grande importância para que o serviço possa identificar a transmissão viral dentro do município, inclusive mapeando ações específicas e identificação de local de transmissão. Porém a coleta deve ser feita após o 6º dia de início dos sintomas, como muitas vezes nesse período o paciente já tem melhora do quadro clínico, acabam faltando a coleta, prejudicando a identificação da circulação viral e o fechamento da notificação.

ACOMPANHE OS DADOS SOBRE A DENGUE:

CASO POR MÊS X LOCAL DA INFECÇÃO

 

 

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

JANEIRO

 

AUTÓCTONE

1

1

2

-

 

IMPORTADO

-

-

-

1

 

         

 

LOCAL DE INFECÇÃO X BAIRRO

 

SOCOMIM

ALTO DAS OLIVEIRAS

BELA VISTA

VILA OZÓRIO

MATO GROSSO DO SUL

AUTÓCTONE

1

1

1

1

-

IMPORTADO

-

-

-

-

1

                     

 

LOCAL DE INFECÇÃO X SEXO

 

FEM

MASC

AUTÓCTONE

3

1

IMPORTADO

-

1

 

LOCAL DE INFECÇÃO X FAIXA ETÁRIA

 

10 A 15 ANOS

20 A 30 ANOS

40 A 48 ANOS

50 A 58 ANOS

AUTÓCTONE

1

2

-

1

IMPORTADO

-

-

1

-

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba