Telêmaco Borba apresenta risco médio para epidemia de dengue. Os dados são do 1º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) realizado entre os dias 16 a 20 de janeiro e colocam Telêmaco Borba em alerta.

O índice geral do município é de 1,2 – o que significa dizer que estima-se que a cada 100 imóveis, 1,2 apresenta criadouros com larvas de Aedes aegypti. Com base nesses dados, o LIRAa identifica as localidades onde a infestação de larvas do mosquito está mais alta, permitindo a delimitação das áreas com maior índice, sendo importante para que as estratégias de trabalho sejam traçadas priorizando os locais mais afetados. Com o resultado é possível traçar metas para proteger a população da infecção por arboviroses (dengue, zica, Chikungunya e febre amarela urbana). Também permite a população conhecer a situação atual e promover medidas de enfrentamento em suas residências e locais de trabalho.

Foram realizadas 1.758 visitas durante os cinco dias de trabalho, o que corresponde a 20% do número de imóveis do município.

Os locais com maior número de focos encontrados são: lixos facilmente removíveis (recipientes plásticos, garrafas, latas, sucatas), depósitos de armazenamento de água e vasos de plantas. Ressaltando que o maior número de focos foi encontrado em imóveis residenciais.

Acompanhe as áreas de abrangência das UBS, e seus respectivos índices:

Estrato 1: índice 1,6 – MÉDIO RISCO DE EPIDEMIA

Jardim Bandeirantes, Área 6, Área 2 e Vila Izabel

 

Estrato 2: índice 0,9 – BAIXO RISCO DE EPIDEMIA

Jardim Alegre, Vila Esperança, Bela Vista

 

Estrato 3: Índice 1,1 – MÉDIO RISCO DE EPIDEMIA

Marinha, Centro, Alto das Oliveiras e Socomin

 

Estrato 4: Índice 1,3 – MÉDIO RISCO DE EPIDEMIA

Santa Rita, Cem Casas, CAIC, BNH, São Silvestre

Faça seu comentário!