O dia 01 de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. E para lembrar a data é realizado o Dezembro Vermelho, que neste ano o tema é: “Equidade já!”.

De acordo com farmacêutica da Vigilância em Saúde, Veridyana Margraf Carneiro, o tema “é um convite para que todos nós coloquemos em prática ações efetivas necessárias para combater as desigualdades e, assim, ajudar acabar com a AIDS”.

Para celebrar o Dezembro Vermelho, neste ano a Secretaria Municipal de Saúde irá trabalhar com o tema na página do site da Prefeitura, entrevistas nas rádios locais e ações coletivas na Unidades Básicas de Saúde (UBS), decoração dos serviços com a cor vermelha alusiva ao tema, além da ampliação de testes e palestras de orientação e distribuição de brindes.

As UBS irão realizar a testagem rápida de maneira diferenciada e sem agendamento conforme o cronograma e disponibilidade.

O Ambulatório Municipal de Orientação a AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (AMOA) atenderá nos dias 03 e 04 de dezembro, das 08 às 12 horas, para atender o público que tem dificuldade de comparecer ao setor durante a semana.

AIDS

A AIDS é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV, que segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do UNAIDS, a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil.

Na primeira fase, chamada de infecção aguda, ocorre a incubação do HIV – tempo que decorre entre a exposição ao vírus até o surgimento dos sinais da doença.

Os primeiros sintomas são muito parecidos com os de uma gripe, como febre e mal-estar. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida.

A próxima fase é marcada pela forte interação entre as células de defesa e as constantes e rápidas mutações do vírus. Esse período, que pode durar muitos anos, é chamado de assintomático.

Com o frequente ataque, as células de defesa começam a funcionar com menos eficiência até serem destruídas, o organismo fica cada vez mais fraco e vulnerável a infecções comuns.

Os sintomas que comumente aparecem nessa fase são: febre, diarreia, suores noturnos e emagrecimento.

O vírus e transmitido por relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.