A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para obrigatoriedade e importância do uso de máscara nos serviços de saúde públicos ou privados, principalmente devido ao aumento de casos de Covid-19, pela variante BQ.1.

A medida se baseia no momento epidemiológico e na proteção de pacientes e profissionais que trabalham em serviços de saúde, onde é um ambiente de alto risco, onde existem pacientes com comorbidades, debilitados, imunossuprimidos, entre outros, que podem desenvolver Covid-19 grave, inclusive na UPA e Unidades Básicas de Saúde, que realizam serviços de atendimento a sintomáticos respiratórios, incluindo-se Covid-19.

Nos atendimentos todos os pacientes devem usar máscara facial (limpas, secas, bem ajustadas à face e que cubram nariz, boca e queixo) logo na entrada do serviço de saúde.

Além do uso de máscaras, os pacientes devem ser orientados a manter o distanciamento físico de no mínimo de um metro de outras pessoas, realizar a etiqueta da tosse e a higiene das mãos com água e sabonete líquido ou álcool em gel. Caso o paciente tenha acompanhante, ele também deve usar máscara facial enquanto estiver dentro do serviço de saúde. 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba