A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Vigilância Sanitária Municipal alertam a população para os cuidados preventivos com escorpião, especialmente nesta época do ano. Algumas atitudes são importantes para evitar a proliferação e também a aproximação desses animais de suas residências.

Em nosso município temos registro de duas espécies de escorpião, o Escorpião Marrom (Tityus bahiensis) e o Escorpião Amarelo (Tytius serrulatus).

ESCORPIÃO AMARELO

No caso do escorpião amarelo, a SMS reforça o alerta sobre sua presença no município.

O primeiro registro de aparecimento do escorpião amarelo (Tityus serrulatus) no município de Telêmaco Borba, ocorreu em abril de 2020. Depois disso, o escorpião foi identificado novamente em maio de 2022. Apesar de sua presença, não temos registros de acidentes com esta espécie.

O escorpião amarelo tem por característica pernas e cauda amarelo-claras e o tronco escuro. Tem comprimento de até 7 centímetros. O veneno é injetado por um ferrão na ponta da cauda. A distribuição geográfica do animal é nas Regiões Sudeste do país e nos Estados do Paraná, Bahia e no Sul de Goiás.

ACIDENTES E SOROS

A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local afetado que dura de algumas horas até dois dias. Entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômito, dor de cabeça, tontura, espasmo muscular e queda da pressão, suor, palidez, sonolência ou agitação. Crianças e idosos são mais vulneráveis. Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar arritmias e parada cardíaca, havendo risco de morte. A Secretaria de Saúde informa que não há registros de acidentes graves/fatais em decorrência de acidentes com tais animais.

COMO PROCEDER EM CASO DE ACIDENTE?

As medidas devem ser adotadas de imediato e o tratamento instituído o mais rápido possível após o acidente.

O QUE FAZER?

• Limpar o local com água e sabão;
  • Procurar orientação médica imediata e mais próxima do local da ocorrência do acidente (UBS, UPA, Hospital de referência);
  • Se for possível, capturar o animal e leva-lo ao serviço de saúde pois a identificação do escorpião causador do acidente pode auxiliar o diagnóstico;

MEDIDAS DE CONTROLE/PREVENÇÃO

Os escorpiões possuem hábitos noturnos, portanto é à noite que saem para procurar alimento (principalmente baratas). Durante o dia ficam, escondidos em locais úmidos e escuros, embaixo de pedras, telhas, madeiras e troncos em decomposição.

A principal medida para evitar a presença do animal é a limpeza periódica de terrenos e jardins, evitando o acúmulo de lixo e materiais de construção, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento, bem como acondicionar corretamente o lixo doméstico e entrega-los para o serviço de coleta.

Os escorpiões também podem entrar em residências pelas redes de esgoto. Assim, é orientada a vedação de ralos e caixas de gordura. Inseticidas ou outros venenos não têm eficácia comprovada contra a espécie, porém podem ser eficazes para eliminar outros insetos que servem de alimento para os escorpiões – como as baratas por exemplo. Também é preciso atenção antes de vestir-se ou calçar tênis ou sapato, pois o escorpião pode ficar escondido em calçados.

INFORMAÇÕES

Para mais informações ou dúvidas é possível entrar em contato com a Vigilância Sanitária Municipal pelos telefones 3273-1022 e 3904-1483.