A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explica que a procura pela vacinação contra o HPV está abaixo do ideal. E para reverter essa situação, a SMS está criando ações para alertar os jovens e seus responsáveis sobre a importância da imunização.

A chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, afirmou que aproveitará o Outubro Rosa e Novembro Azul para intensificar a vacinação. “Em virtude do Outubro Rosa, daremos ênfase nas meninas de 09 a 14 anos. É uma campanha do município nominal por unidade de saúde. No Novembro Azul faremos a busca nominal para os meninos de 11 a 14 anos. Já temos identificado essa demanda, e faremos essa ação pontual”, explicou.

Segundo Marlise, em breve os agentes comunitários de saúde entregarão nas residências onde há meninas em idade de vacinação uma arte parabenizando quem já se vacinou e alertando as que ainda não estão vacinadas, para que procurem a sua Unidade Básica de Saúde (UBS).

BAIXA ADESÃO

A Saúde alerta para baixa procura da vacinação contra o HPV. A vacina está que está no calendário de rotina da criança e do adolescente do SUS e está com baixa procura/adesão. A SMS explica que um dos fatores para a baixa procura é o esquecimento dos pais e responsáveis, já que trata de um público que já ultrapassou o período onde as vacinas são frequentes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 630 milhões de homens e mulheres estão infectadas pelo Papilomavirus humano (HPV) no mundo. No Brasil, estima-se que haja de 9 a 10 milhões de infectados por este vírus e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam. Cerca de 105 milhões de pessoas são positivas para o HPV 16 ou 18 no mundo.

HPV é mais frequente infecção sexualmente transmissível (IST) na mulher e no homem. A estimativa de exposição na população varia de 70% nos Estados Unidos a 95% em alguns países da África. A maioria das pessoas no mundo serão, provavelmente, infectadas por pelo menos um dos diversos tipos de HPV ao longo de sua vida.

Atualmente o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina HPV quadrivalente contra os HPV 6,11,16,18 para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e pessoas imunossuprimidas (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos) de 9 a 45 anos para as mulheres e 9 a 26 anos para os homens. Para as meninas e meninos o esquema é de 2 doses com intervalo de 6 meses.

A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. É importante que os adolescentes compareçam com os pais ou responsáveis.

“Buscamos alertar os adolescentes e seus familiares sobre a necessidade da imunização, para que possamos reduzir drasticamente no Brasil a incidência dos cânceres causados por HPV, em especial o câncer de colo do útero. A ampla cobertura vacinal é fundamental para mudar o cenário da doença no país”, afirmou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

“A população sempre esteve ávida pela descoberta de uma vacina contra o câncer e não se atenta que já existe uma para vários tipos de tumor e, além de tudo, é oferecida gratuitamente pelo nosso PNI (Programa Nacional de Imunização). A vacina HPV é capaz de proteger contra várias doenças causadas pelo vírus, como verrugas genitais, câncer de vulva e vagina, de pênis, ânus, orofaringe e boca”, explica, Marlise.

“Países como a Inglaterra e a Austrália, que conquistaram altas coberturas vacinais entre os adolescentes, registram queda na incidência de câncer de colo do útero. Na Inglaterra, já foi verificada uma redução de 87% dos casos, sobretudo em mulheres vacinadas na adolescência. A vacina HPV é comprovadamente segura e eficaz na prevenção das infecções pelo papilomavírus humano, das verrugas genitais às lesões precursoras dos cânceres associados a esse vírus”, afirma Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Faça seu comentário!