No dia 13 de setembro aconteceu o “Dia S” de mobilização contra o sarampo para reforçar as ações contra a doença em todo Brasil. Uma das medidas mais importantes para eliminação da circulação do vírus no País é a vacinação.

A vacina tríplice viral, que além do sarampo, também protege contra a caxumba e rubéola, está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Telêmaco Borba, de segunda a sexta-feira. Esse imunizante também faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação, focada em atualizar a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A mobilização vai até o dia 30 de setembro.

PARTICULARIDADES:

A vacina tetra viral está disponível na rotina de vacinação para crianças com idade entre 15 meses e 4 anos 11 meses e 29 dias.

Pessoas de 5 a 29 anos de idade não vacinadas ou com esquema incompleto devem receber ou completar o esquema de duas doses de tríplice viral, conforme situação encontrada, considerando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Pessoas de 30 a 59 anos de idade não vacinadas devem receber uma dose de tríplice viral.

Trabalhadores da saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses de tríplice viral, conforme situação vacinal encontrada, observando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

Faça seu comentário!