A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a baixa adesão dos grupos-alvo, e respectivamente os resultados alcançados de coberturas vacinais na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade, a Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI) informa sobre a prorrogação até o dia 30 de setembro.

A SMS faz um importante alerta sobre a vacinação contra a poliomielite. Até dia 08 de setembro, das 4.993 crianças que devem tomar a vacina, apenas 1.755 tomaram a dose, o que corresponde a apenas 35,15% do público a ser vacinado. A meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde é 95% das crianças.

A maior defasagem é entre as crianças com 04 anos de idade, onde foram vacinados apenas 30,46%, seguido pelo público de 02 anos, com 31,95%. As crianças que mais vacinaram foram as de 01 ano: 40,10% do público estimado. Em seguida vem as crianças de 03 anos, com 39,06% das crianças já vacinadas.

A SMS está bastante preocupada com o baixo índice de vacinação. “Para impedir que a ameaça se torne realidade é preciso vacinar. Esta é a única forma de proteger da paralisia infantil (poliomielite). Pais, mães e outros responsáveis, as crianças menores de 5 anos dependem de vocês para terem essa proteção”, afirmou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.

A vacina está sendo aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, se segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. A vacina é gratuita e deve ser aplicada, mesmo que a criança esteja com o esquema vacinal completo.

Maiores informações podem ser obtidas no site: www.paralisiainfantil.com.br .

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba