A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para baixa procura da vacinação contra a HPV. A vacina está que está no calendário de rotina da criança e do adolescente do SUS e está com baixa procura/adesão.


A Saúde explica que um dos fatores para a baixa procura é o esquecimento dos pais e responsáveis, já que trata de um público que já ultrapassou o período onde as vacinas são frequentes.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 630 milhões de homens e mulheres estão infectadas pelo Papilomavirus humano (HPV) no mundo. No Brasil, estima-se que haja de 9 a 10 milhões de infectados por este vírus e que, a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam. Cerca de 105 milhões de pessoas são positivas para o HPV 16 ou 18 no mundo.
HPV é mais frequente infecção sexualmente transmissível (IST) na mulher e no homem. A estimativa de exposição na população varia de 70% nos Estados Unidos a 95% em alguns países da África. A maioria das pessoas no mundo serão, provavelmente, infectadas por pelo menos um dos diversos tipos de HPV ao longo de sua vida.
Atualmente o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina HPV quadrivalente contra os HPV 6,11,16,18 para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e pessoas imunossuprimidas (vivendo com HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos) de 9 a 45 anos para as mulheres e 9 a 26 anos para os homens. Para as meninas e meninos o esquema é de 2 doses com intervalo de 6 meses.
A vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. É importante que os adolescentes compareçam com os pais ou responsáveis.
“Buscamos alertar os adolescentes e seus familiares sobre a necessidade da imunização, para que possamos reduzir drasticamente no Brasil a incidência dos cânceres causados por HPV, em especial o câncer de colo do útero. A ampla cobertura vacinal é fundamental para mudar o cenário da doença no país”, afirmou a chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes.
“A população sempre esteve ávida pela descoberta de uma vacina contra o câncer e não se atenta que já existe uma para vários tipos de tumor e, além de tudo, é oferecida gratuitamente pelo nosso PNI (Programa Nacional de Imunização). A vacina HPV é capaz de proteger contra várias doenças causadas pelo vírus, como verrugas genitais, câncer de vulva e vagina, de pênis, ânus, orofaringe e boca”, explica, Marlise.
“Países como a Inglaterra e a Austrália, que conquistaram altas coberturas vacinais entre os adolescentes, registram queda na incidência de câncer de colo do útero. Na Inglaterra, já foi verificada uma redução de 87% dos casos, sobretudo em mulheres vacinadas na adolescência. A vacina HPV é comprovadamente segura e eficaz na prevenção das infecções pelo papilomavírus humano, das verrugas genitais às lesões precursoras dos cânceres associados a esse vírus”, afirma Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Faça seu comentário!