Após reunião com a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ficou decidido o retorno do programa Buscando Saúde em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A expectativa é que as primeiras atividades iniciem na segunda semana de setembro.

O Programa é uma estratégia da Secretaria de Saúde, que tem como objetivo o incentivo à prática da atividade física e promoção da saúde. São articulados pelos profissionais de Educação Física da Academia da Saúde junto à UBS. A aulas são dadas pelas professoras Kessany Carvalho e Edelzira Pukanski.

De acordo com Kessany, o retorno será gradativo, iniciando com as UBS que anteriormente a pandemia tinham maior adesão de participantes (Vila Esperança, Marinha e Área 2). Qualquer profissional da unidade de saúde pode encaminhar os pacientes para participar desse programa.

As UBS que neste primeiro momento não estarão contempladas serão visitadas para possível inclusão no respectivo programa.  “Os pacientes das demais UBS podem ser orientados a procurar o centro comunitário mais próximo de sua comunidade que esteja fazendo parte do programa”, explicou Kessany, acrescentando que, posteriormente, será encaminhado o dia e horário em que estarão acontecendo as aulas.

Em relação a Academia da Saúde poderão ser encaminhados pelo médico da UBS, pacientes portadores de doenças crônicas (diabetes, hipertensão, obesidade). As aulas estão sendo ministradas de segunda a quinta-feira, das 08 às 09 horas.

Faça seu comentário!