A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a partir de quinta-feira (25) iniciará as trocas dos aparelhos de glicemia dos pacientes diabéticos e gestantes com indicação de monitoramento, na Farmácia Central. A substituição dos glicosímetros acontecerá devido à mudança de fornecedores das fitas para realização dos teste. A troca é gratuita, porém acontecerá mediante a devolução do equipamento antigo.

Para evitar aglomerações, a Coordenação da Assistência Farmacêutica, orienta que os pacientes procurem a Farmácia apenas quando estiverem próximo a data de retirar as tiras, tendo, assim, utilizado todas as fitas teste do aparelho antigo. Neste dia, o paciente deve trazer o glicosímetro,  a prescrição de insulina e de tiras recentes (dos últimos 6 meses) e o documento pessoal.

Os novos aparelhos continuarão sendo fornecidos em regime de comodato (empréstimo) e no momento da troca a equipe da farmácia aproveitará a oportunidade, para reforçar o manuseio adequeado,  o armazenamento e o correto descarte dos insumos gerados. Quando necessário a farmacêutica executará o teste em conjunto com paciente para melhor entendimento.

As farmacêuticas Fabiane Baran e Leticia Ribeiro, responsáveis pelas trocas dos aparelhos, reforçam a importância dos testes e principalmente dos registros dos valores. “O automonitoramento é uma estratégia de educação em saúde que permite a avaliação dos resultados alcançados pelo paciente e pelo profissional que o  acompanha, por esta razão  não deve ser feito de forma aleatória, quando corretamente executado, possibilita verificar a evolução do paciente, o ajustes de doses dos medicamentos, podendo inclusive reduzir complicações crônicas e agudas, permitindo assim uma melhor qualidade de vida”, declararam.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba