A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta segunda-feira (22), no auditório Carmen Iolanda Dalécio, na Secretaria Municipal de Educação, um treinamento com os agentes comunitários de saúde.

O treinamento visa a atualização do sistema de informação IDS, que visa o acompanhamento domiciliar, com atualização dos cadastros e indicadores do Previne Brasil. “Espera-se que com a capacitação dessas profissionais a UBS ganhe uma rotina mais dinâmica, eficaz e com menos entraves”, afirmou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Tatiana Rochinski.

PREVINE BRASIL

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba