A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que iniciou na segunda-feira (08) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. As vacinas estão sendo aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de Telêmaco Borba, se segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.

A campanha segue até o dia 09 de setembro. Ainda está previsto um grande Dia D de vacinação, que ocorrerá no sábado, dia 20 de agosto.

O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

A Campanha Nacional também se justifica pelo fato das coberturas vacinais apresentarem queda nos últimos anos, além do risco de reintrodução do Sarampo no Brasil. Há também o risco de reintrodução de Poliomielite, onde pesquisadores da Fiocruz alertam para o risco de retorno da poliomielite no Brasil.

PÚBLICO-ALVO

População alvo da Campanha contra a poliomielite: Crianças menores de cinco anos de idade.

População alvo da campanha de multivacinação: crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

A SMS alerta que a população-alvo deve comparecer a UBS para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, de acordo com a situação encontrada, ou seja, a vacinação deverá ser realizada de forma seletiva.

As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

Faça seu comentário!