A Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba enviou para Câmara Municipal a proposta de aumento dos salários dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), que prevê um aumento de 40,55% para ambas categorias.

A proposição está de acordo com a Emenda Constitucional nº 120/2022 de 05 maio de 2022, que fixa o Piso Nacional Profissional para os agentes citados em valor não inferior a dois salários mínimos, a contar de 06 de maio deste ano.

O documento enviado à Câmara, afirma que o reajuste deverá valer para todos os níveis e classe do enquadramento em Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, especificamente, para os ocupantes dos cargos de ACS e ACE.

“Esses são profissionais muito importantes para a saúde do nosso município. Atuam na prevenção, com contato direto com a população, precavendo que tenhamos problemas. Nada mais justo que valorizarmos esses agentes com esse reajuste, além de outras benfeitorias que já fizemos para facilitar o trabalho deles, como a compra de tablets”, comentou o prefeito, Dr. Márcio Matos.

Agora o Poder Executivo aguarda a aprovação do proposta, por parte dos vereadores, para que seja efetivado o reajuste.