A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta sexta-feira (15) um dia extra para vacinação contra a Covid-19. A vacina será aplicada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 09 às 16 horas, para pessoas com 06 anos ou mais.

A SMS informa que realizará a vacinação em crianças, adolescentes e adultos da primeira e segunda doses que estejam atrasadas, primeira dose de reforço para quem está no prazo e segunda dose de reforço para pessoas com 40 anos ou mais, que tenham direito.

A SMS lembra que o intervalo mínimo para a aplicação do segundo reforço será de quatro meses a partir do primeiro reforço e também de quatro meses a partir do segundo reforço.

A Saúde relembra que a vacina está sempre disponível às terças e quintas-feiras, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 9 às 16 horas. A vacina Pfizer pediátrica, para crianças de 05 anos, é aplicada todas as quintas-feiras, na Clínica da Criança, ao lado do Centro de Especialidades.

BAIXA ADESÃO

A SMS alerta que nos últimos meses diminuiu a adesão à vacinação, chegando a 41 mil pessoas com doses pendentes em Telêmaco Borba.

De acordo com dados da Saúde, 5.598 pessoas não tomaram a primeira dose. Já 1.870 tomaram a primeira dose, porém não tomaram a segunda. 18.719 pessoas ainda têm que tomar a primeira dose de reforço (3ª dose) e 14.895 estão com a segunda dose de reforço (4ª dose) pendentes.

É importante que essas pessoas procurem a sua UBS o mais rápido possível e possam colocar em dia o seu esquema vacinal, alerta a Secretaria Municipal de Saúde.

Faça seu comentário!