A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para o crescente aumento nos casos de dengue em Telêmaco Borba. Em nove dias foram registrados mais 16 casos, somando 63 ao todo, no boletim divulgado nesta sexta-feira (06).

 No boletim de 27 de abril havia o registro de 47 casos na cidade, já no boletim epidemiológico de 06 de maio o número de casos registrados é de 63. Além disso, existem 351 casos em investigação para confirmar se as pessoas foram infectadas pela dengue.

CUIDADOS COM A DENGUE: COMO EVITAR CONTAMINAÇÃO?

Os primeiros cuidados que devemos ter para reduzir os locais de proliferação do mosquito e evitar a Dengue são:

– tampar lixeiras;

– tampar tonéis e caixas d’água;

– manter as calhas sempre limpas;

– limpar ralos e colocar telas;

– deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;

– preencher os pratos de vasos de plantas com areia;

– manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?

Os sintomas mais comuns da Dengue são:

Febre alta, maior que 38.5ºC

Dores musculares intensas

Dor ao movimentar os olhos

Mal estar

Falta de apetite

Dor de cabeça

Manchas vermelhas no corpo

COMO DIAGNOSTICAR A DENGUE?

O diagnóstico é realizado através de exames de sangue, notando a presença de anticorpos contra o vírus no sangue. O problema é que o exame não especifica o tipo de vírus que é responsável pela infecção. Mas já existem métodos de biologia molecular mais elaborados que podem ser utilizados para detectar as proteínas do vírus.

 

QUAL O TRATAMENTO E CUIDADOS COM A DENGUE QUANDO UMA PESSOA ESTÁ INFECTADA?

Se a pessoa apresentar os sintomas mais comuns, será preciso procurar tratamento médico. Assim será possível confirmar o diagnóstico e estabelecer rotinas para acompanhar a doença em relação à possibilidade de aumentar a gravidade.

No tratamento, estão incluídos medicamentos e muita hidratação oral (água, soro caseiro, água de coco) ou, dependendo da gravidade, por via venosa. Tudo isso sempre com orientação médica.

 CUIDADOS COM A DENGUE: COMO PREVENIR?

Os principais cuidados com a Dengue para se prevenir é combater os focos de acúmulo de água. Então, sem dúvidas, a melhor maneira é evitar ao máximo o acúmulo de água parada nos mais diversos tipos de recipientes.

Como se trata de uma doença que é transmitida pela picada de um mosquito, dificilmente as pessoas percebem quando acontece a transmissão.

Outro fator que pode ajudar na prevenção é o uso de repelentes, mas sem nenhuma comprovação científica da eficácia nos cuidados contra a Dengue.

 

Faça seu comentário!