A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que foram registrados 23 casos positivos de dengue em Telêmaco Borba neste ano e reforça a importância dos cuidados para combate à dengue em casa e no trabalho. Desde o dia 07 de abril foram registrados mais nove casos na cidade, um aumento de 64,2%.

Segundo dados da SMS foram registrados sete casos no bairro Alto das Oliveiras, três no BHN, três nas Cem Casas, três na Vila Esperança, dois no Centro, dois no Socomin e os bairros Área 01, Área 03 e Área 04, registraram um caso, cada.

Inclusive imóveis estão sendo visitados e orientados sobre o alerta de dengue, no Alto das Oliveiras, bairro que mais registrou casos de dengue na cidade. No domingo (10), Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde com apoio da Vigilância Sanitária visitaram 76 imóveis.

O trabalho tem por objetivo alertar moradores da região sobre cuidados de prevenção e combate ao Aedes, bem como incentivar a destruição de focos e dar atenção a sinais e sintomas da doença.  Ocorreram ainda a coleta de larvas e notificações de proprietários para a eliminação de criadouros.

A Saúde explica que é por meio da picada de mosquitos Aedes, os mesmos responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika.

Daí vem a importância dos cuidados com a Dengue, uma vez que os mosquitos Aedes se proliferam em focos de água armazenada. Os principais focos de água parada, como frascos plásticos, galões, pneus, vasos de plantas, recipientes de todos os tamanhos como tampinhas de garrafa ou mesmo sacolas plásticas, são o ambiente perfeito para a fêmea depositar seus ovos.

CUIDADOS COM A DENGUE: COMO EVITAR CONTAMINAÇÃO?

Os primeiros cuidados que devemos ter para reduzir os locais de proliferação do mosquito e evitar a Dengue são:

– tampar lixeiras;

– tampar tonéis e caixas d’água;

– manter as calhas sempre limpas;

– limpar ralos e colocar telas;

– deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo;

– preencher os pratos de vasos de plantas com areia;

– manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?

Os sintomas mais comuns da Dengue são:

Febre alta, maior que 38.5ºC

Dores musculares intensas

Dor ao movimentar os olhos

Mal estar

Falta de apetite

Dor de cabeça

Manchas vermelhas no corpo

COMO DIAGNOSTICAR A DENGUE?

O diagnóstico é realizado através de exames de sangue, notando a presença de anticorpos contra o vírus no sangue. O problema é que o exame não especifica o tipo de vírus que é responsável pela infecção. Mas já existem métodos de biologia molecular mais elaborados que podem ser utilizados para detectar as proteínas do vírus.

QUAL O TRATAMENTO E CUIDADOS COM A DENGUE QUANDO UMA PESSOA ESTÁ INFECTADA?

Se a pessoa apresentar os sintomas mais comuns, será preciso procurar tratamento médico. Assim será possível confirmar o diagnóstico e estabelecer rotinas para acompanhar a doença em relação à possibilidade de aumentar a gravidade.

No tratamento, estão incluídos medicamentos e muita hidratação oral (água, soro caseiro, água de coco) ou, dependendo da gravidade, por via venosa. Tudo isso sempre com orientação médica.

CUIDADOS COM A DENGUE: COMO PREVENIR?

Os principais cuidados com a Dengue para se prevenir é combater os focos de acúmulo de água. Então, sem dúvidas, a melhor maneira é evitar ao máximo o acúmulo de água parada nos mais diversos tipos de recipientes.

Como se trata de uma doença que é transmitida pela picada de um mosquito, dificilmente as pessoas percebem quando acontece a transmissão.

Outro fator que pode ajudar na prevenção é o uso de repelentes, mas sem nenhuma comprovação científica da eficácia nos cuidados contra a Dengue.

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba