A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza nesta segunda-feira (4). A vacinação segue até o dia 3 de junho e terá o dia D em 30 de abril.

A vacinação será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de segunda a sexta e no Ginásio Furtadão todos os dias, inclusive sábados e domingos. A vacinação nas UBS’s será das 9 às 16 horas. Já no Furtadão será das 9 horas às 18h30.

A primeira etapa da Campanha será de 4 de abril a 5 de maio e vai atender o público as pessoas de 60 anos ou mais e os profissionais de saúde.

O segundo grupo começa a receber a vacina no dia 3 de maio até o dia 3 de junho. Nesta etapa serão as crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade, serão contemplados.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A vacinação contra a influenza objetiva prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença e óbitos, minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.

A campanha de vacinação da gripe coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Assim, é importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19, para as crianças de cinco a 11 anos de idade contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19.

Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 15 dias entre as vacinas. Além disso, todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 nas ações de vacinação deverão ser adotadas.

 Documentos

Para a vacina é necessário a apresentação de documento pessoal com foto, CPF, cartão SUS e Cartão de Vacinas. Os profissionais de Saúde, além dos documentos citados, também devem levar comprovante de que trabalham na área, como: crachá, holerite, carteira de conselho de classe, etc.

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba