A Prefeitura de Telêmaco Borba realizou nesta quarta-feira (30), no Paço das Araucárias, a assinatura do contrato com a empresa de transporte Viação Garcia no lançamento do Projeto Saúde.

Trata-se de um investimento no valor de R$ 9,72 milhões para o transporte de pacientes para tratamento de saúde em Curitiba, Campo Largo e região metropolitana.

O tratamento fora do domicílio (TDF) merece uma atenção especial para que haja atendimento à população de maneira mais digna e humana, compreende o prefeito Dr. Marcio.

“Que as pessoas tenham essa atenção e este cuidado através deste projeto. Nós continuamos empenhados para que no futuro aqueles que necessitam de atendimento oncológico recebam a atenção ambulatorial primeiramente no município, eu considero isso fundamental”, declara o Dr. Marcio.

O contrato entre município e a Garcia prevê o transporte de pacientes saindo uma vez de Telêmaco Borba e tendo três horários para retorno – manhã, começo e final da tarde. Em breve terá um novo horário de saída de Telêmaco.

Além disso, serão disponibilizados dois pontos de apoio, um em Curitiba e outro em Campo Largo, possam descansar da viagem e do procedimento que fizer, receberão café da manhã, almoço e café da tarde, dando assim mais conforto e dignidade para os usuários do sistema de saúde.

A média mensal será de transporte de um mil pacientes .

A vereadora Elis Saldivar avaliou positivamente o projeto. “A gente fica feliz em acompanhar a assinatura deste contrato, um projeto que irá favorecer diretamente à população, especialmente aquela que sai de madrugada em busca de atendimento médico em outro município, isso mostra o respeito e carinho com eles que tanto necessitam”.

De acordo com o secretário de Saúde, Anderson Catto, o projeto terá início na próxima segunda-feira (4). “Ele vem para humanizar o atendimento no transporte de pacientes fora de domicílio. Era uma reivindicação do prefeito para que déssemos total atenção a esse assunto e hoje consolidamos mais este trabalho”.

Para o supervisor comercial da Viação Garcia, Wilson Gomes Paulino, o que está sendo oferecido para Telêmaco Borba se traduz em inovação, qualidade, respeito e dignidade aos pacientes.

“Agora o paciente não ficará na frente do hospital ou da clínica esperando o seu horário para vir embora e sim terá todo o atendimento humanizado e o retorno com segurança”.

Projeto Saúde

O Projeto Saúde desenvolvido com a Viação Garcia foi lançado em 2015 atende a 10 consórcios do setor e 193 municípios do Paraná. A empresa com 85 anos de atividades possui uma das frotas mais novas e modernas do estado.

Projeto visa atender e dar transporte até Curitiba, Campo Largo e região metropolitana.

O paciente faz a viagem e quando chega ao destino, seja Curitiba ou Campo Largo, terá uma sala de apoio com técnicos de enfermagem para recepciona-lo, utilização de vans para o deslocamento para às clínicas e hospitais.

Encontrará uma sala com poltronas para descanso, sala de TV, banheiros para banho, e terá direito a café da manhã, almoço e  o café da tarde.

Após todo procedimento e atendimento necessário o paciente voltará para Telêmaco Borba.

Presenças

Presentes na assintura do contrato do Projeto Saúde os vereadores Ezequiel Betim, Toninho Flenik, Gilson dos Santos, Sassá Camargo, Marquinho Almeida, e Jefferson Abreu.

Secretários municipais, Rubens Benck (Gabinete), Fabrício Flores (Cultura/Esporte), Cleverson Silva (Assistência Social), Rosimeyre Carneiro (Educação), Celso Burakovski (Finanças) e Flávio Simão (Funprev), Paulo Rogério Gomes (chefe de Gabinete).

O ex-prefeito, Dr. Eros Danilo Araújo, o diretor da 21ª Regional de Saúde, Cleverton Soares, a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (Acitel), Sonia Maria Ribeiro.