A representante do SESC-PR, Jaqueline Wolski, esteve em Telêmaco Borba, na terça-feira (08), onde propôs ações de parceria entre o SESC e a Prefeitura Municipal na área de combate à dengue, odontológica e de saúde da mulher.

Na reunião, onde estiveram presentes o chefe de Gabinete, Paulo Rogério Gomes; o secretário municipal de Assistência Social, Cleverson Silva dos Santos e a chefe da Seção de Inspeção Municipal, a médica veterinária, Ana Claudia Natel, ficou acertado que a primeira ação deve ser a de combate à dengue, que deve iniciar ainda neste mês. Já as duas unidades móveis do OdontoSesc e uma do Sesc Saúde Mulher devem vir para a cidade ainda neste ano.

DENGUE

O Sistema Fecomércio (SESC, SENAC-PR) deu início à segunda edição da campanha “Aqui o Mosquito Não Entra”, onde serão desenvolvidas ações de conscientização e uma competição entre municípios, em uma espécie de game, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti em todo o Paraná.

A estratégia principal da campanha é eliminar focos do mosquito, registrar em fotos o antes e o depois, e compartilhar no aplicativo do SESC-PR. Para cada ação haverá uma pontuação. Os participantes, equipes, instituições de ensino e os municípios que mais obtiverem pontos por eliminação do mosquito e criadouros serão conhecidos e premiados após o término da campanha, em data a ser definida.

Na primeira edição da campanha, em 2021, os 3.128 paranaenses, de 249 municípios,  engajaram-se e eliminaram 108.551 focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti.

ODONTO E SAÚDE DA MULHER

O SESC-PR leva saúde aos paranaenses por meio das duas unidades móveis do OdontoSesc e uma do Sesc Saúde Mulher. Os projetos itinerantes realizam atendimentos gratuitos e ganham novos destinos em 2022, respeitando protocolos com foco na saúde e na segurança dos profissionais envolvidos e no público assistido.

O OdontoSesc é voltado para promoção de saúde, alinhando ações educativas preventivas e curativas. Os tratamentos são realizados em uma unidade móvel com estrutura moderna e acessibilidade, equipada com quatro consultórios, sala de esterilização e sala de raio-X. Além dos tratamentos odontológicos gratuitos, o projeto realizará ações de educação em saúde, buscando conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher é uma resposta do Sesc à elevada incidência de câncer de mama e do colo do útero no país e representa um apoio importante ao Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, do Ministério da Saúde.

O objetivo do Sesc Saúde Mulher é contribuir com a prevenção dos cânceres de mama e de colo do útero, por meio do rastreamento oportunístico, realizado por exames de mamografia e citopatológico, além de promover a cidadania e a saúde por meio de ações de educação transformadoras.

 

Faça seu comentário!