Telêmaco Borba tem uma marca especial nesta quarta-feira (19). Há exatamente um ano foi aplicada a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na cidade. A felizarda foi a técnica de enfermagem, Dionéia Colaço da Silva, 55 anos. E a aplicação da dose já aconteceu no Centro de Especialidade (CESPE), que na época foi temporariamente denominado de Centro de Atendimento ao Covid-19. O local ainda continua como principal ponto de vacinação na cidade.

Dionéia trabalhou na linha de frente no combate a Covid-19. “Eu estava muito ansiosa, pois a vacina é algo que muitos esperam receber. Então eu me sinto uma privilegiada em ser a primeira pessoa a receber a vacina em Telêmaco Borba”, declarou na época.

MILHARES DE VACINAS

De acordo com os números da Rede Nacional de Dados há o registro de 128.881 doses aplicadas da vacina contra a Covid-19 em Telêmaco Borba, tendo uma média de 364 doses aplicadas por dia, durante os 354 dias em que houve aplicação de vacina.

Porém o número pode ser maior, haja vista que hackers invadiram os dados do Ministério da Saúde e algumas doses do mês de dezembro ainda não foram contabilizadas e só foram registradas no Ministério da Saúde também as doses aplicadas até o dia 14 de janeiro. Há uma estimativa que mais de 130 mil doses tenham sido aplicadas na cidade na faixa de 12 anos ou mais, sendo que as doses para o público de 05 a 11 anos não foram contabilizadas.

Foi no dia 03 de setembro que foram aplicadas mais doses em Telêmaco Borba. Segundo dados da SMS, foram aplicadas 2.206 doses neste dia. Já o mês que mais foi registrado aplicação de doses, foi agosto, com 19.334 doses aplicadas.

Os índices de vacinação em Telêmaco Borba são exemplares, com cobertura de 99%,4 da população prevista para tomar a primeira dose, 85% da segunda dose e 22,5% da dose de reforço. Já a média nacional é de 78,5% da primeira dose, 69,2% da segunda dose e 17% das doses de reforço para o público com 12 anos ou mais.

EFICAZ

A eficácia da vacinação é comprovada por números. Segundo Boletim Coronavírus de 18 de janeiro, haviam 255 casos ativos em Telêmaco Borba, sendo que destes apenas uma pessoa está internada pela Covid-19. A paciente está na UTI, desde 19 de novembro. Ela não completou o esquema vacinal em duas doses.

As mortes por Covid-19 também tiveram uma considerável queda. No município não há registro de mortes por Covid-19 há 72 dias. O último óbito aconteceu em 09 de novembro.

São números bem diferentes do dia 18 janeiro de 2021, quando haviam 544 casos ativos. No boletim deste dia foram registradas três mortes por Covid-19.  

O prefeito, Dr. Márcio Matos, celebrou a importante data, parabenizando os funcionários da Saúde. “Fizeram um trabalho exemplar, se dedicando todos os dias, inclusive nos feriados e finais de semana. Sem dúvida merecem o nosso reconhecimento, pois foi um trabalho muito importante, que reduziu consideravelmente o número de pessoas internadas e óbitos em nossa cidade. Isso mostra a importância do trabalho dos funcionários da Saúde, da vacina e do SUS. Por isso peço que toda a população continue a se vacinar no período correto, para que o quanto antes possamos amenizar os impactos dessa pandemia”, afirmou.

O secretário municipal de Saúde, Anderson Catto, também agradeceu ao empenho da equipe de vacinação. “Foi graças à dedicação deles que chegamos a esses números expressivos de vacinação. E também agradecer ao povo que se conscientizou da importância e eficácia da vacina. Por isso estamos num patamar melhor, com cenário bem diferente da mesma época no ano passado”, comentou, aproveitando para pedir que mesmo com a vacinação, o povo mantenha os cuidados, como o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, entre outros.

 

Faça seu comentário!

Ação Organização

Vacinômetro

Agenda Vacinas

Boletim COVID-19