A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) preparou um cronograma de vacinação para a próxima semana, começando no domingo (12) e seguindo até sexta-feira (17), onde quem está no prazo e ainda não tomou a primeira, segunda ou terceira dose da vacina contra a Covid-19, poderá ser imunizado.

No sábado (11) não haverá vacinação. A vacinação para pessoas com 12 anos ou mais, incluindo gestantes (com prescrição médica), que não tomaram a primeira dose, serão vacinadas em todos os dias que houver vacinação no Centro de Especialidades (CESPE), das 08 às 12 horas, no domingo (12) e das 09 horas às 11h30, nos demais dias.

Para vacinação de adolescentes com menos de 18 anos, os pais e/ou responsáveis devem, obrigatoriamente, acompanhar o adolescente durante a vacinação. Para a vacinação na faixa etária preconizada, se faz necessário, a autorização dos pais ou responsáveis no ato vacinal por escrito, através do termo de consentimento que será apresentado na hora da vacinação.

DOMINGO DE REPESCAGEM

No domingo (12) será realizada uma repescagem para quem não tomou a primeira, segunda ou terceira dose (dose de reforço), das 08 às 12 horas, no CESPE. Serão vacinadas pessoas com 12 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose.

Será aplicada a segunda dose para quem tomou a primeira dose da vacina da Astrazeneca ou Pfizer até o dia 17 de outubro, ou quem tomou a primeira dose da CoronaVac até dia 17 de novembro.

As terceiras doses serão aplicadas em pessoas com mais de 18 anos que tenham sido vacinados com a segunda dose da Pfizer, AstraZeneca ou CoronaVac até o dia 12 de julho. E os imunossuprimidos que tomaram algum dos três imunizantes até o dia 14 de novembro.

13 DE DEZEMBRO

Na segunda-feira (13), das 09 horas às 11h30, no CESPE, haverá a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca ou Pfizer para pessoas que foram vacinadas até o dia 18 de outubro e também da CoronaVac para quem tomou a primeira dose até o dia 18 de novembro.

Será aplicada a terceira dose em pessoas com 18 anos ou mais e profissionais da Saúde (mediante comprovação), que tomaram a segunda dose até o dia 13 de julho (cinco meses após a segunda dose). Também será aplicada a dose de reforço para os imunossuprimidos, que tomaram a segunda dose ou dose única, há pelo menos 28 dias, ou seja, até dia 15 de novembro.

No período da tarde, das 13h30 às 16 horas será aplicada a segunda dose da vacina da Jansen, para vacinados até o dia 07 de julho.

14 DE DEZEMBRO

Na terça-feira (14) das 09 horas às 11h30, no CESPE, haverá a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca ou Pfizer para pessoas que foram vacinadas até o dia 19 de outubro e também da CoronaVac para quem tomou a primeira dose até o dia 19 de novembro.

Será aplicada a terceira dose em pessoas com 18 anos ou mais e profissionais da Saúde (mediante comprovação), que tomaram a segunda dose até o dia 14 de julho (cinco meses após a segunda dose). Também será aplicada a dose de reforço para os imunossuprimidos, que tomaram a segunda dose ou dose única, há pelo menos 28 dias, ou seja, até dia 16 de novembro.

15 DE DEZEMBRO

Na quarta-feira (15), das 09 horas às 11h30, no CESPE, haverá a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca ou Pfizer para pessoas que foram vacinadas até o dia 20 de outubro e também da CoronaVac para quem tomou a primeira dose até o dia 20 de novembro.

Será aplicada a terceira dose em pessoas com 18 anos ou mais e profissionais da Saúde (mediante comprovação), que tomaram a segunda dose até o dia 15 de julho (cinco meses após a segunda dose). Também será aplicada a dose de reforço para os imunossuprimidos, que tomaram a segunda dose ou dose única, há pelo menos 28 dias, ou seja, até dia 17 de novembro.

16 DE DEZEMBRO

Na quinta-feira (16), das 09 horas às 11h30, no CESPE, haverá a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca ou Pfizer para pessoas que foram vacinadas até o dia 21 de outubro e também da CoronaVac para quem tomou a primeira dose até o dia 21 de novembro.

Será aplicada a terceira dose em pessoas com 18 anos ou mais e profissionais da Saúde (mediante comprovação), que tomaram a segunda dose até o dia 16 de julho (cinco meses após a segunda dose). Também será aplicada a dose de reforço para os imunossuprimidos, que tomaram a segunda dose ou dose única, há pelo menos 28 dias, ou seja, até dia 18 de novembro.

17 DE DEZEMBRO

Na sexta-feira (17), das 09 horas às 11h30, no CESPE, haverá a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca ou Pfizer para pessoas que foram vacinadas até o dia 22 de outubro e também da CoronaVac para quem tomou a primeira dose até o dia 22 de novembro.

Será aplicada a terceira dose em pessoas com 18 anos ou mais e profissionais da Saúde (mediante comprovação), que tomaram a segunda dose até o dia 17 de julho (cinco meses após a segunda dose). Também será aplicada a dose de reforço para os imunossuprimidos, que tomaram a segunda dose ou dose única, há pelo menos 28 dias, ou seja, até dia 19 de novembro.

DOCUMENTOS

A Saúde reforças que para receber a vacina é obrigatório apresentar documento pessoal com foto, CPF, cartão SUS e Cartão de Vacinas. Os imunossuprimidos, além de levar os documentos, é obrigatório apresentar a comprovação da imunossupressão (ver lista a seguir).

IMUNOSSUPRESSÃO

São consideradas doenças imunossupressoras:

-  Imunodeficiência primária grave.

- Quimioterapia para câncer

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.

- Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4

- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune.

- Pacientes em hemodiálise.

-Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

DROGAS IMUNOSSUPRESSORAS

Tabela de drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras:

 Metotrexato

 Leflunomida

Micofenolato de mofetila

Azatiprina

Ciclofosfamida

Ciclosporina

Tacrolimus

Mercaptopurina

Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)

Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba