A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da população que o prazo venceu ainda não tomou a segunda e a terceira dose (dose de reforço), para que procurem os postos de vacinação e se imunizem o quanto antes.

Segundo dados contidos na Rede Nacional, até o dia 05 de dezembro, haviam 7.844 segundas doses da Pfizer, 1499 segunda doses da CoronoVac e 1167 segundas doses da AstraZeneca pendentes (atrasadas ou a vencer).

A segunda dose deve ser aplicada em quem tem mais de 18 anos e tomou a primeira dose das vacinas AstraZeneca ou Pfizer há oito semana ou o imunizante CoronoVac há 25 dias.

Já a terceira dose deve ser tomada por todas as pessoas com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos cinco meses.

A Saúde mostra preocupação principalmente com o imunizante da Pfizer, que está sendo aplicado nas segundas e terceiras doses. Ele tem validade de 30 dias após o descongelamento, e a SMS tem um grande estoque da vacina para ser utilizada ainda neste mês. Caso não sejam aplicadas, o imunizante terá de ser devolvido para a 21ª Regional de Saúde.

REPESCAGEM

A Secretaria Municipal de Saúde informa que no domingo (12) será realizada uma repescagem para o público que está com a vacinação atrasada. A vacinação acontecerá no Centro de Especialidades (CESPE) das 08 às 12 horas.