Mesmo sendo feriado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará na segunda-feira, 15 de novembro, a vacinação contra a Covid-19 de primeira, segunda e terceira dose. A vacinação será no Centro de Especialidades (CESPE), das 08 às 12 horas.

A vacinação no feriado de Proclamação da República é mais uma chance de colocar a vacinação em dia, especialmente as pessoas que tem dificuldade em vacinar durante o horário comercial.

1ª DOSE

Será aplicada a primeira dose em pessoas com 18 anos ou mais, incluindo gestantes (com prescrição médica), que ainda não tomaram ao imunizante.

2ª DOSE

A SMS faz um alerta que o prazo para quem tomou a vacina da Pfizer ou AstraZeneca diminuiu para 80 dias entre a primeira e a segunda dose. Portanto haverá a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca ou Pfizer para pessoas que foram vacinadas até o dia 20 de setembro e também da CoronaVac para quem tomou a primeira dose até o dia 25 de outubro.

3ª DOSE

Será aplicada a terceira dose em pessoas com 60 anos ou mais, que tomaram a segunda dose até o dia 15 de maio (seis meses após a segunda dose). Também será aplicada a dose de reforço para os imunossuprimidos, que tomaram a segunda dose ou dose única, há pelo menos 28 dias, ou seja, até dia 18 de outubro.

DOCUMENTOS

A Saúde reforças que para receber a vacina é obrigatório apresentar documento pessoal com foto, CPF, cartão SUS e Cartão de Vacinas. Os imunossuprimidos, além de levar os documentos, é obrigatório apresentar a comprovação da imunossupressão (ver lista a seguir).

IMUNOSSUPRESSÃO

São consideradas doenças imunossupressoras:

-  Imunodeficiência primária grave.

- Quimioterapia para câncer

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.

- Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4

- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune.

- Pacientes em hemodiálise.

-Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

DROGAS IMUNOSSUPRESSORAS

Tabela de drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras:

-  Metotrexato

-  Leflunomida

- Micofenolato de mofetila

- Azatiprina

- Ciclofosfamida

- Ciclosporina

- Tacrolimus

- Mercaptopurina

- Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)

- Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba