A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está preparou um cronograma de vacinação para a próxima semana, começando na terça-feira (12) e seguindo até o sábado (16), onde serão feitos os “Dias D de Vacinação com a Família”, onde quem está no prazo e ainda não tomou a primeira, segunda ou terceira dose, poderá ser imunizado.

A Saúde informa que no sábado (09), domingo (10) e segunda-feira (11), não haverá a aplicação de vacinas nem no Centro de Especialidades (CESPE) e nem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na terça-feira (12), o CESPE estará aberto para vacinação das 09 horas às 16 horas. Neste dia serão aplicadas a primeira dose para quem tem 18 anos ou mais. A segunda dose da AstraZeneca, para quem tomou a primeira dose até o dia 20 de julho. Da Pfizer para quem tomou a primeira dose até dia 17 de agosto e da CoronaVac para quem se imunizou até o dia 18 de setembro.

De 12 a 15 de outubro, no CESPE, das 09 horas às 11h30, também será aplicada a terceira dose para pessoas com 60 anos ou mais, que tomaram a segunda dose há pelo menos seis meses e imunossuprimidos, que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias. Para esse público é preciso apresentar comprovação (lista no final da matéria).  

13 DE OUTUBRO

Na quarta-feira (13), o CESPE estará aberto para vacinação das 09 horas às 16 horas. Neste dia serão aplicadas a primeira dose para quem tem 18 anos ou mais. A segunda dose da AstraZeneca, para quem tomou a primeira dose até o dia 21 de julho. Da Pfizer para quem tomou a primeira dose até dia 18 de agosto e da CoronaVac para quem se imunizou até o dia 19 de setembro.

14 DE OUTUBRO

Na quinta-feira (14), o CESPE estará aberto para vacinação das 09 horas às 11h30. Neste dia serão aplicadas a primeira dose para quem tem 18 anos ou mais. A segunda dose da AstraZeneca, para quem tomou a primeira dose até o dia 22 de julho. Da Pfizer para quem tomou a primeira dose até dia 19 de agosto e da CoronaVac para quem se imunizou até o dia 20 de setembro.

15 DE OUTUBRO

Na sexta-feira (15), o CESPE estará aberto para vacinação das 09 horas às 11h30. Neste dia serão aplicadas a primeira dose para quem tem 18 anos ou mais. A segunda dose da AstraZeneca, para quem tomou a primeira dose até o dia 23 de julho. Da Pfizer para quem tomou a primeira dose até dia 20 de agosto e da CoronaVac para quem se imunizou até o dia 21 de setembro.

16 DE OUTUBRO

No sábado (16) a vacinação será realizada nas UBS’s, das 09 horas às 16 horas. Neste dia será realizada a aplicação da segunda dose para quem tomou a primeira dose da AstraZeneca até o dia 26 de julho e para quem tomou a primeira dose da vacina da Pfizer até o dia 21 de agosto. Neste dia não haverá aplicação de CoronaVac e nem da primeira dose de 18 anos ou mais. Estas ocorrem de segunda a sexta-feira, no CESPE, das 9 horas às 11h30.

Também no sábado haverá a Campanha Nacional de Multivacinação. Todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos, acompanhados por seus responsáveis, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro para atualização. É importante que todos compareçam para avaliação do cartão de vacinas

As vacinas disponíveis nas UBSs durante a campanha são a BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

SUSPENSA

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a vacinação de adolescentes está suspensa por indisponibilidade de doses. Assim que receber nova remessa, eles voltarão a ser vacinados.

DOCUMENTOS

A Saúde reforças que para receber a vacina é obrigatório apresentar documento pessoal com foto, CPF, cartão SUS e Cartão de Vacinas. Quem é considerado imunossuprimido também deve apresentar o comprovante das condições abaixo listadas:

IMUNOSSUPRESSÃO

São consideradas doenças imunossupressoras:

-  Imunodeficiência primária grave.

- Quimioterapia para câncer

- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras.

- Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4

- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.

- Uso de drogas modificadoras da resposta imune.

- Pacientes em hemodiálise.

-Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

DROGAS IMUNOSSUPRESSORAS

Tabela de drogas modificadoras da resposta imune e doses consideradas imunossupressoras:

 Metotrexato

 Leflunomida

Micofenolato de mofetila

Azatiprina

Ciclofosfamida

Ciclosporina

Tacrolimus

Mercaptopurina

Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe)

Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe)

 

 

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba