A Secretaria Municipal de Saúde alerta que foram encontradas cinco amostras de pessoas que podem estar contaminadas com a variante delta, da Covid-19, em Telêmaco Borba. Os exames são realizados em uma amostragem semanal de casos de cada Regional de Saúde e passam pelo Protocolo de Inferência.

A Saúde alerta que a transmissibilidade da variante B.1.617 (Delta) é maior que a cepa original, faz-se necessário o fortalecimento das medidas para controlar a transmissibilidade do SARS-CoV-2, como distanciamento social, uso de máscaras, vacinas.

PROTOCOLOS DE INFERÊNCIA

Protocolos de inferência são aqueles baseados em PCR em tempo real para pesquisar mutações ou indels características de determinada linhagem ou variante. Eles não conseguem dizer com certeza qual linhagem ou variante é, mas dão uma ideia. Por isso, se chamam protocolos de inferência, segundo Felipe Naveca.

Naveca é o pesquisador que descreveu um dos protocolos que inferência que está sendo mais usado no momento, que tem como alvo uma seleção de 9 pares de base no gene Orf1ab, e permite diferenciar entre as VOCs gama e delta - nesse momento epidemiológico.