Telêmaco Borba ultrapassou os 80,7% do público vacinável contra a Covid-19 em primeira dose. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Telêmaco Borba.

De acordo com os dados divulgados são 80,7 % pessoas que já receberam a primeira dose do imunizante. Esse índice representa 46.224 doses aplicadas. Até a última atualização da Rede Nacional de Dados em Saúde, em 26 de agosto, o município havia registrado a aplicação de 15.399 doses somente neste mês.

A meta do Ministério da Saúde para o município é de vacinar 57.304 da população com 18 aos e mais.

Na avaliação da chefe da Divisão de Saúde Pública, Marlise Marcondes, os índices de Telêmaco Borba são animadores e as equipes de saúde estão trabalhando empenhadas para acelerar a aplicação das doses. “Assim que as vacinas chegam para o município já iniciamos o chamamento do público alvo e organizamos a vacinação”, ressaltou.

A vacina, de acordo com a chefe da Divisão, contribuiu para a redução do quadro epidemiológico, bem como as medidas restritivas decretadas no município.

Marlise reforça, que embora os índices de contaminação pelo vírus estejam menores, os cuidados ainda devem ser mantidos, principalmente o uso de máscara, o distanciamento social e a lavagem das mãos. “A pandemia ainda não acabou. Mesmo com os indicadores melhorando não devemos nos descuidar. continue seguindo as medidas de prevenção e quando chegar a sua vez, vacine-se”, destacou.

Outro ponto que a população deve ficar atenta é para a data da segunda dose da vacina e atender ao chamamento dos públicos alvo por idade. Até agora foram aplicadas 19.554 segundas doses e doses únicas, ou seja, 34,1% do previsto.

Inclusive a SMS promoverá no sábado (28) um dia D para vacinação, onde tem a expectativa da aplicação de 3854 segundas doses.

Está programado para domingo (29) a aplicação de vacina para pessoas com 22 anos ou mais. A SMS continua atendendo os públicos que já estão habilitados a tomar a primeira dose assim como está realizando as segundas doses e a repescagem dos grupos prioritários contemplados anteriormente como as pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, deficiência permanente e outros.

Faça seu comentário!