A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está dando continuidade a implantação do Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB), Programa do Ministério da Saúde (MS), onde foi realizado um levantamento do perfil demográfico, socioeconômico e epidemiológico dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Telêmaco Borba.
Os servidores das 14 Unidades Básicas de Saúde do município já concluíram os levantamentos necessários para preenchimento da "Ficha A", que consiste na coleta de dados para um cadastro completo dos usuários por área de habitação, objetivando formar o mapa estratégico da saúde para o município.

A próxima etapa é a digitação dos dados coletados. A Unidade Básica de Saúde das Cem Casas já deu início a esse procedimento que está sendo realizado no ônibus mantido pelo município em parceira com o "Instituto Mundo Melhor", com a participação dos agentes comunitários de saúde (ACSs), responsáveis pela coleta dos dados.

De acordo com a enfermeira chefe da Unidade Básica de Saúde das Cem Casas, Cássia Renata Fabrício, cada uma das 14 unidades fará o mesmo processo. "Com esse trabalho vamos conhecer o perfil da nossa área que atende aproximadamente 8.505 pessoas", afirmou.

Já o coordenador do Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (APSUS), Aroldo Kulcheski, explicou que com esse levantamento a SMS terá um perfil do usuário e melhores possibilidades para pleitear novos projetos e investimentos junto aos governos Estadual e Federal, com vistas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos telemacoborbenses.

 

Faça seu comentário!