Dos dias 07 a 09 de setembro aconteceu o 4º Mutirão de Castração de Cães e Gatos, nas dependências do Canil Municipal de Telêmaco Borba.
O projeto de esterilização cirúrgica e guarda responsável de animais conta com a parceria de três entidades: Prefeitura de Telêmaco Borba, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a ONG Amigos do Melhor Amigo do Homem de Telêmaco Borba (AMAHTEB).
"Essa parceria é essencial para que o trabalho ocorra perfeitamente, a Prefeitura organiza e cede o local, materiais de consumo e esterilização, alimentação, hospedagem e transporte para alunos e professores da UEL, a ONG entra fortemente com o trabalho voluntário, indispensável para que o evento ocorra, logística de transporte dos animais para cirurgia, conta com doações e arrecada fundos para compra de matérias de consumo também.

O preparo dos animais e as cirurgias são realizadas pelos alunos de graduação e pós-graduação e professores da UEL, que aproveitam o evento para o desenvolvimento de pesquisas e aprendizado prático, além de reforçar em seus alunos o importante vínculo do médico veterinário com a comunidade, mostrando a importância de nossa profissão dentro da Saúde Pública", explica a Dra. Ana Cláudia Natel Tiburcio, médica veterinária da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela realização do evento.

Em três dias de trabalho, foram realizadas 105 cirurgias de castração dos animais cadastrados na Lista Única de Castração (LUC), que é gerida pela AMAHTEB.

O contato para o cadastro de animais se dá através do site www.amahteb.org.br. São priorizados animais abandonados, comunitários, de família de baixa renda e animais adotados.

Deste total foram 86 cães, sendo 61 fêmeas e 25 machos e 19 gatos, tendo 12 fêmeas e 7 machos.

No dia 09 de setembro comemora-se o Dia do Médico Veterinário, data que não foi esquecida e foi comemorada com muito trabalho e dedicação de todos os envolvidos.

"Trabalhos como os mutirões tem o objetivo principal de mobilizar a comunidade para a importância em ter um controle de natalidade de seus animais.

A população tem que saber que esse é um problema de todos, não apenas dos órgãos públicos. É importante ressaltar que apenas as castrações não irão acabar com o problema do grande número de animais abandonados que visualizamos nas ruas de nossa cidade.

Cada cidadão deve fazer sua parte, tendo responsabilidade por seus animais, não os deixando ter livre acesso a rua e sabendo que a vida e a saúde deles dependem de quem os cuida", finaliza Ana Cláudia,

Faça seu comentário!