A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que foi detectado um caso da variante P1 da Covid-19 em Telêmaco Borba. A paciente, é uma mulher de 26 anos, que teve sintomas em 25 de abril. O resultado do exame saiu no dia 07 de junho.

A variante P1 foi identificada primeiramente em Manaus e tem maior poder de contágio. A P1 tem a mutação E484K, que poderia gerar mais reinfecções do que outras cepas, segundo alguns estudos, porque demanda mais anticorpos para resistir ao vírus.

Por isso a Saúde reforça que a população continue a manter os cuidados contra a Covid-19 como o uso de máscara, álcool em gel, o distanciamento social, evitar aglomerações, além quarentena para pessoas procedentes de locais de risco.

SINTOMAS

COVID-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2. Os sintomas mais comuns são: febre, tosse seca e dificuldade para respirar, os quais aparecem gradualmente e geralmente são leves. No entanto, outros sintomas não específicos ou atípicos podem incluir: dor de garganta, diarreia, anosmia (incapacidade de sentir odores) ou hiposmia (diminuição do olfato), mialgia (dores musculares, dores no corpo) e cansaço ou fadiga. A transmissão costuma ocorrer no contato com infectados, por meio de secreções respiratórias, como gotículas de saliva.