O Ambulatório Municipal de Orientação e atendimento a HIV/DST/AIDS (AMOA), Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, realiza no período de 21 de novembro a 07 de dezembro 2 a Mobilização para o Diagnóstico de HIV, Sífilis "Fique Sabendo".
A ação faz parte da programação para o Dia Mundial da Luta contra a Aids, celebrada no dia 1º de dezembro e está voltada para a população em geral e para os grupos populacionais mais vulneráveis à exposição do HIV.

Serão realizadas ações de orientação, prevenção e estimulo a realização do teste rápido de HIV e Sífilis. Ampliando o diagnostico precoce dos agravos, vinculando e acolhendo as pessoas diagnosticadas na rede de atenção à Saúde, oferecendo tratamento e acompanhamento com foco na melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

Estima-se que muitas pessoas estão infectadas pelo HIV ou sífilis e não sabem, dificultando o tratamento, possibilitando a transmissão vertical do HIV e sífilis durante a gestação, a diminuição da qualidade de vida e diminuição da expectativa de vida, por não iniciar a terapia anti retro viral em tempo oportuno.

Para facilitar o acesso da população haverá realização descentralizada da mobilização nas UBS, os profissionais certificados do Programa Municipal AMOA realizarão a testagem de HIV/Sífilis conforme escala abaixo.

No site do Município www.pmtb.pr.gov.br está disponível o pop-up contendo a programação.

Unidades de Saúde e horário de atendimento para realização do teste rápido:

Dia 21/11 – Quarta – Jardim Alegre – 8h às 11h e Jardim Bandeirantes e Triângulo – 13h às 16h
Dia 26/11 – Segunda – CAIC – 13h às 16h
Dia 30/11 – Sexta – Vila Izabel – 8h às 11h e BNH – 13h às 16h
Dia 03/12 – Segunda – AMOA - 8h às 11h e das 13h às 16h
Dia 05/12 – Quarta – Área 2 - 8h às 11h e Marinha das 13h às 16h
Dia 06/12 – Quinta - Vila Esperança – 8h às 11h e Alto das Oliveiras e Socomim das 13h às 16h
Dia 07/12 – Sexta - Bela Vista – 8h às 11h e Cem Casas - 13h às 16h