A Secretaria Municipal de Saúde informa que iniciará a terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Nesta etapa serão vacinadas as pessoas com deficiência permanente e comorbidades.

E para vacinar o maior número de pessoas possível nestes públicos. no sábado (12) e domingo (13) a SMS estará fazendo um esquema especial para vacinação, através do drive-thru, no Centro de Especialidades (antigo PAM). A fase segue até o dia 19 de julho.

No dia 12 de junho a vacinação será para pessoas de 09 a 40 anos, que se encaixem no grupo. Já no dia 13 será para pessoas de 41 a 59 anos. Nos dois dias a vacinação será de mulheres no período da manhã e homens no período da tarde. É importante que as pessoas que vão vacinar, levem os documentos pessoais e carteira de vacinação.

A Saúde alerta que é importante respeitar o intervalo de 14 dias da vacina contra a Covid-19 para a vacina da Gripe. Caso não tenha tomado nenhuma das duas, deve priorizar a vacinação contra a Covid.

DEFICIÊNCIA PERMANENTE

Serão considerados indivíduos com deficiência permanente aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações: motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas. Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.

Também pessoas com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos. Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc. No ato da vacinação, a deficiência pode ser autodeclarada.

COMORBIDADE

São portadores de comorbidades. pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (conforme quadro abaixo).

Para vacinar, além dos documentos pessoais e carteira de vacinação, as pessoas devem apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer a grupos de risco que constam no quadro (exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc.).

Categorias de risco clínico e indicações para vacinação contra a influenza:

Categoria de risco clínico

Indicações

Doença respiratória crônica

Asma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (Moderada ou

Grave); Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); Bronquiectasia;

Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar;

Hipertensão Arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade

Doença cardíaca crônica

Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.

Doença renal crônica

Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.

Doença hepática crônica

Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.

Doença neurológica crônica

Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: Acidente Vascular Cerebral, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.

Diabetes

Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.

Imunossupressão

Imunodeficiência congênita ou adquirida Imunossupressão por doenças ou medicamentos

Obesos

Obesidade grau III.

Transplantados

Órgãos sólidos; Medula óssea.

Portadores de trissomias

Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Warkany, dentre outras trissomias.

Fonte: CGPNI/DEIDT/SVS/MS

Faça seu comentário!

Transparência

Ouvidoria

Vacinômetro

Agenda Vacinas

 

 

 

Ação Organização

Checklist Dengue

Boletim COVID-19

Boletim da Dengue em Telêmaco Borba