Os enfermeiros das 14 unidades do Programa Saúde da Família e Centro Municipal de Especialidades participaram de uma reunião técnica de atualização de hanseníase nesta segunda-feira (30), para lembrar o Dia Mundial do Hanseniano (24 de janeiro).
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi preparar as equipes das unidades para as ações de orientação que serão realizadas nos postos no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. A reunião foi conduzida pela médica da SMS Circe Lourenço.
Durante esta semana as unidades de saúde vão realizar ações de orientação para equipe e comunidade dos sinais e sintomas da hanseníase, chamando atenção para o diagnóstico precoce, prevenção de seqüelas e diminuição do estigma da doença.
A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, porém pouco contagiosa, afeta principalmente a pele e os nervos da face, braços, pernas e pés.
No passado, a doença, deixou uma imagem assustadora de mutilação, rejeição e exclusão da sociedade na história e na memória da humanidade. A hanseníase pode afetar pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade, ela é transmitida diretamente de uma pessoa não tratada para outra, mas uma pequena parcela da população apresenta a doença, e não é transmitida de pais para filhos nem por meio de relações sexuais.
A hanseníase tem cura, com o tratamento adequado e seguidas orientações de um profissional de saúde. Se for diagnosticada na fase inicial não ocorrerão casos de seqüelas, deformidades ou incapacidade da doença. A pessoa que tem hanseníase pode levar uma vida normal e após cinco dias de tratamento ela não transmite mais a doença.

Atenção se você apresentar sintomas descritos abaixo procure uma unidade de saúde

- Uma ou mais manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acobreadas, com diminuição, dormência ou perda de sensibilidade;
- Dormência na face, mãos, pés, podendo vir acompanhada de diminuição da força muscular;
- Queda dos pelos do corpo.

Números de Telêmaco Borba
2004: 13 casos