O "Outubro Rosa", campanha de conscientização, com o objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade em geral sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, chegou até o CAPS I (Centro de Atenção Psicossocial) em Telêmaco Borba.
Nos dias 20 e 21 de outubro os pacientes participaram de atividades reforçando a importância do auto cuidado para prevenção do câncer de mama, palestra realizada pela enfermeira do setor, Ketlin Pereira Bueno.

Além disso, outros assuntos importantes para a Saúde da Mulher foram abordados. A farmacêutica Veridyana Margraf (AMOA) falou sobre HIV/AIDS no público feminino. A educadora física Silvana Dias (NASF) tratou sobre a importância da atividade física para as mulheres.

Participaram também a médica Dra. Circe Nunes e a assistente social Flávia Kotleski (Ambulatório de Tabagismo), que trouxeram depoimentos de pacientes mulheres que hoje são ex-fumantes, e puderam compartilhar com os pacientes as suas experiências durante o processo de desintoxicação, mostrando que todos são capazes de abandona o vício pelo tabaco.

O objetivo das atividades realizadas é que cada paciente sirva de ponte entre o serviço de saúde e sua família. Desta maneira, poderá levar para o ambiente familiar os conhecimentos adquiridos durante este evento, e assim colocá-los em prática.

O Caps I é administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba.
Foto
Integrantes do CAPs I recebem orientações de saúde no Outubro Rosa

 

Faça seu comentário!