Telêmaco Borba é um dos exemplos que será apresentado no Congresso de Cidades Digitais neste mês em Foz do Iguaçu.

Localizada na região dos Campos Gerais do Paraná, Telêmaco Borba vai se tornando referência no que diz respeito ao investimento em tecnologia para melhoria dos serviços públicos. O município, que integra a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), será um dos exemplos estaduais apresentados no Congresso de Cidades Digitais, evento que será realizado pela Rede Cidade Digital (RCD), dias 27 e 28 deste mês, em Foz do Iguaçu.
Com a infraestrutura criada através do Telêmaco Borba Digital, o município prepara para 2015 a implantação do sistema que irá permitir ao cidadão agendar a sua consulta médica online. De acordo com o secretário municipal de Administração, Irineu Gobo, outras ferramentas estão em fase de licitação para contratação no próximo ano, entre elas um sistema de gestão que integrará diversos programas para controles internos, de contabilidade, compras, protocolos, entre outros, garantindo maior transparência às ações do Executivo.

Um sistema de licitação também, explica o secretário, irá aumentar a relação da prefeitura com as empresas interessadas em serem fornecedoras do município. "É uma forma de interagir com as empresas e de promover a transparência", reforçou.

O diferencial do projeto de Cidade Digital de Telêmaco, porém, está na conectividade. Segundo Gobo, além do sinal de internet gratuito chegar diretamente nas casas de morades, existem 21 pontos de distribuição da rede wi-fi espalhados em prédios públicos, pronto atendimento de saúde, pontos turísticos e praças. São aproximadamente 30 MB disponíveis para atender uma média de mil acessos diários. "A cada 20 mil acessos incorporamos mais banda no sistema. Isso garante que todos recebam o necessário com qualidade", ressalta o secretário de administração de Telêmaco.

Segundo José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital, além de Telêmaco, diversas iniciativas existentes no país serão apresentadas no Congresso em Foz. São os casos de Viçosa do Ceará (CE), Vitória da Conquista (BA), Nova Aurora e Ibiporã (PR), por exemplo. "Além disso, vamos abordar as soluções em TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) para a gestão pública e diversas iniciativas que podem inspirar o surgimento de novas cidades digitais, bem como o aprimoramento das que já iniciaram o processo", disse Marinho.

O case de Telêmaco no Congresso de Cidades Digitais será apresentado pelo prefeito Luiz Carlos Gibson. O secretário de administração do município destacou ainda que, além de apresentar os resultados Telêmaco Borba Digital, o município busca no evento informações e conhecer as novidades que possam aprimorar os programas e ações governamentais. "Aumenta também a responsabilidade e é uma satisfação termos a possibilidade de mostrar o bom trabalho e as nossas experiências para outros municípios", frisou.

O tema do Congresso é "Transformando municípios em Cidades Inteligentes" e irá reunir prefeitos, vereadores, empresários, gestores públicos e interessados no uso da tecnologia. As inscrições são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas através do site http://congresso.redecidadedigital.com.br/.

fonte