A Vigilância Sanitária, por determinação da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu entre os dias 10 e 12 de novembro, um mutirão de limpeza no combate à dengue nas regiões dos bairros São João e São Silvestre.
Conforme o Levantamento de Índice (LIA) feito pelos agentes de endemias, no mês de julho, foi constatado que nesta localidade, elencada com o número 9 (São Silvestre), o índice do mosquito transmissor da Dengue foi o maior da cidade.

Desta forma, tornou-se necessária uma ação de combate ao vetor, retirando das residências todo e qualquer material que pudesse vir no futuro ser um reservatório de água, propiciando assim a continuação do índice alto já existente na localidade.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, que gentilmente forneceu dois caminhões para retiradas dos materiais coletados, o que também adiantou a conclusão do mutirão, antes previsto para terminar no dia 15 de novembro.

De acordo com Verceles Cristina Rodrigues Lopes, da Vigilância Sanitária Municipal e coordenadora do mutirão, o resultado foi a coleta de tonelada de materiais, sendo necessário encher seis caminhões.

Todos os objetos separados em materiais recicláveis foram encaminhados à Cooperativa Ambiental e os nãos recicláveis para o Aterro Sanitário.

Estas ações foram divulgadas pela mídia local: rádios, jornais e o site da Prefeitura de Telêmaco Borba.
Para reforçar as medidas no combate a doença, uma equipe da Vigilância Sanitária estará na Avenida Horácio Klabin para divulgar a Campanha Semana D, referente a Semana contra Dengue.

Todos os agentes de combate a dengue estarão, entre as 9 e 11 horas, na avenida orientando a população.

Foto
Agentes de Combate a Dengue recolhem centenas de objetos que oferecem condições para a proliferação do mosquito da Dengue