O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Telêmaco Borba passará por eleição no próximo dia 5 de dezembro, às 15 horas, na Sede, localizado na Sala de Reuniões do Pronto Atendimento Municipal (PAM).
O processo eleitoral será presidido pelo doutor Renato Yaedú e pelo assessor jurídico do Conselho, doutor Flávio Flores Junior.

De acordo com o atual presidente, Aroldo Kulcheski, a eleição é muito importante, pois norteará os destinos do Conselho para o próximo ano de 2015. Ano em que teremos a nossa Conferência Municipal de Saúde.

VOTAÇÃO – O CMS é composto por 16 membros titulares e 16 suplentes, sendo que 50% dos membros são representantes do segmento de usuários do sistema SUS, 25% são representados pelos profissionais de saúde, 12,5% pelos prestadores de serviços e outros 12,5% pelos órgãos públicos (SMS, 21ª Regional de Saúde).

Todos os membros que se fizerem presentes na reunião extraordinária, exclusiva para o processo eleitoral do Conselho de Saúde, poderão concorrer aos quatro cargos da mesa diretora, os quais são: presidente, vice, secretário e ouvidor.

Cada um dos membros espontaneamente manifesta o interesse em disputar um dos quatro cargos. E se houver mais de um interessado passará por processo eleitoral, escolhido por voto secreto.

A eleição do Conselho de Saúde de Telêmaco Borba tem validade por dois anos, e a Mesa Diretora terá que ser revalidada a cada ano.

FUNÇÃO – O CMS tem a atribuição fiscalizar, acompanhar e deliberar sobre Plano Municipal de Saúde, LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias e o PPA – Plano Plurianual.

Além de ser o órgão responsável pela análise das despesas efetuadas pelo Fundo Municipal de Saúde de Telêmaco Borba.

Aroldo Kulcheski atual presidente do Conselho Municipal de Saúde