A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reuniu nesta terça-feira (16) a equipe da Atenção Primária, gestão e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) UPA na secretaria de educação para discutir e alinhar novas medidas de atendimento na saúde. As alterações começam nesta quinta-feira (18).

Reunião foi realizada na terça-feira (16) e definiu novas medidas para o atendimento na Saúde

Entre as medidas está o fechamento temporário de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) (Santa Rita/São Silvestre/Triângulo/Socomin) para a otimização dos recursos humanos para a demanda assistencial do Covid-19.

Os pacientes da Santa Rita serão transferidos para a UBS da Cem Casas, do São Silvestre para a Vila Isabel, do Triângulo para o Bandeirantes e do Socomin para o Alto das Oliveiras.

O Pré-Natal das quatro Unidades será realizado na Clínica da Mulher conforme agendamento prévio.

Nas demais Unidades de Saúde serão suspensos os atendimentos eletivos e, somente serão realizados atendimentos urgentes, Pré-Natal e imunizações para que o sistema tenha condições de atender todos os que precisam.

Os pacientes que precisarem de receita de remédios de uso contínuo terão a renovação sem a necessidade de consulta, e a entrega dos medicamentos continuará nas farmácias das UBSs.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) se mantém como referência para os sintomas respiratórios da Covid-19.

As equipes da SMS reforçam para a população que somente devem se dirigir para a UPA casos de urgência e emergência, primeiramente sempre buscar atendimento na UBS.

Prevenção

Nesse momento, em que os casos da doenças estão aumentando, as medidas de prevenção devem ser redobradas. O uso da máscara, distanciamento social e higienização das mãos não podem ser esquecidos.

Sala de Vacinas

Durante a reunião foi definido a abertura de uma sala de vacina permanente para imunização contra a Covid-19. As vacinas serão ministradas no Centro de Especialidades (CESPE) no antigo PAM), de segunda a sexta das 8 às 17 horas, para os grupos contemplados (1ª e 2ª doses), atualmente 79 anos ou mais e profissionais de saúde cadastrados.