O Projeto Exercitando Saúde, realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), está realizando teste de flexibilidade junto aos participantes.

A educadora física Silvana Dias informa que iniciou nesta semana o "teste sentar e alcançar" (TSA) nos participantes do projeto.

Segundo a profissional, o TSA proposto por Wells e Dillon é amplamente utilizado para avaliar a flexibilidade de praticantes das mais diversas modalidades esportivas e/ou voltadas para saúde. Evidências disponíveis na literatura sugerem a utilização do teste como importante indicativo da flexibilidade das articulações das regiões lombar, do quadril e dos músculos ísquio-tibiais.
Pessoas que apresentam um bom nível de flexibilidade são menossuscetíveis a lesões quando submetidos a esforços intensos e geralmente apresentam menor incidência de problemas ósteo-mio-articulares, já as pessoas com menor nível de flexibilidade nas regiões do tronco e quadril estão relacionadas a problemas de ordem postural.

Silvana ressalta que o projeto tem crescido bastante e hoje conta com 260 participantes, e que as avaliações realizadas são de extrema importância para que se possa mensurar a melhora física dos envolvidos.

O projeto consiste em exercício físico orientado pela profissional de educação física uma vez na semana, caminhadas e avaliações.

Cronograma de desenvolvimento do Projeto Exercitando Saúde